Veículos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) chegaram à Prisão de Ofer, localizada na Cisjordânia ocupada, como parte das preparações para a liberação antecipada de prisioneiros palestinos. Entre os veículos estavam um SUV e pelo menos dois ônibus grandes, ambos com os logotipos do CICV, vistos nos portões da prisão. A presença da organização humanitária indica a facilitação de um processo de libertação supervisionado, com foco no cuidado e na segurança dos envolvidos.
No início deste domingo (19), também foi observada a chegada de veículos da prisão de Israel, provavelmente para transportar os prisioneiros palestinos que seriam libertados, mas que estavam detidos em outras instalações. A liberação de 90 prisioneiros estava confirmada para ocorrer ao longo do dia, conforme anunciado pela Sociedade de Prisioneiros Palestinos, uma organização que monitora a situação dos detentos palestinos.
Essa movimentação ocorre em meio a um contexto de negociações e medidas humanitárias mais amplas, refletindo o papel do CICV na mediação de questões relacionadas ao tratamento de prisioneiros e detidos. A libertação foi amplamente acompanhada por organizações internacionais, que mantêm vigilância sobre as condições dos prisioneiros e o cumprimento das normas de direitos humanos.