O Vasco inicia sua participação no Campeonato Carioca de 2025 neste sábado, enfrentando o Nova Iguaçu em São Januário. Com 24 títulos estaduais, o clube carioca tenta encerrar uma longa sequência de oito anos sem conquistar a competição, após ser eliminado nas semifinais pelo Nova Iguaçu na última edição. Para o jogo, a equipe comandada pelo interino Ramon Lima contará com uma formação alternativa, formada principalmente por jogadores das categorias de base e atletas que retornaram de empréstimo.
Dentre os jogadores que voltaram ao clube, destacam-se o atacante Serginho, que evitou o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2023, além de De Lucca e Zé Gabriel, que também retornam de empréstimo. Outros atletas, como os zagueiros Lyncon e Luiz Gustavo, e os meias JP e Guilherme Estrella, devem ganhar mais oportunidades na temporada. O treinador Ramon Lima enfatizou a importância de mesclar a experiência dos jogadores mais velhos com o ímpeto dos mais jovens.
Já o Nova Iguaçu, que foi vice-campeão estadual em 2024, mantém a base da equipe com jogadores como Bill, que segue no clube, e reforços como o goleiro Pedro Zanette. Sob o comando do técnico Carlos Vitor, a equipe busca repetir o sucesso da última temporada e brigar por posições de destaque no torneio. A provável escalação inicial do time traz alguns remanescentes da final de 2024, como os atacantes Xandinho e Lucas Cruz, além de novas apostas no elenco.