O volume de vendas no varejo brasileiro registrou uma queda de 0,4% em novembro de 2024 em comparação com outubro, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho fez com que o setor operasse 0,4% abaixo do pico histórico alcançado no mês anterior, ou seja, em outubro de 2024.
Por outro lado, o varejo ampliado, que inclui setores como veículos e material de construção, apresentou uma queda ainda maior, de 1,8% em novembro em relação a outubro. Esse desempenho resultou em um patamar de vendas 1,8% inferior ao recorde histórico também registrado no mesmo mês, outubro de 2024.
Essa desaceleração nos números sugere uma possível diminuição no ritmo de crescimento do setor após o desempenho excepcional de outubro, refletindo, talvez, uma instabilidade pontual no mercado. O cenário atual evidencia a necessidade de acompanhar de perto os próximos movimentos econômicos para entender as razões por trás dessas variações e o impacto nos negócios do varejo.