A vacinação contra a gripe na região Norte do Brasil foi prorrogada até o dia 31 de janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde. A decisão leva em consideração a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A imunização é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não tenham sido vacinadas, utilizando a vacina trivalente, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no país. A estimativa é vacinar cerca de 6,6 milhões de pessoas na região Norte.
A campanha de vacinação no Norte tem uma estratégia adaptada devido às particularidades climáticas locais. Desde 2023, a imunização contra a gripe passou a ocorrer no segundo semestre do ano, quando se inicia o Inverno Amazônico, período de maior circulação viral e risco de transmissão. Esta mudança de calendário é específica para os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que enfrentam uma dinâmica epidemiológica distinta do restante do país.
Até o momento, foram aplicadas 2.881.622 doses da vacina contra a influenza na região, alcançando uma cobertura vacinal de 39,3%. O Ministério da Saúde segue monitorando a evolução da campanha e reforça a importância da imunização para a proteção contra o vírus da gripe, especialmente nas áreas mais afetadas pelas condições climáticas e pela alta circulação viral.