O Ministério da Saúde anunciou, na última sexta-feira (31), que a campanha de vacinação contra a gripe no Acre será prorrogada até julho, devido à baixa adesão da população. Inicialmente prevista para terminar em dezembro, a vacinação foi estendida até janeiro de 2025. A medida é válida para a Região Norte, onde a imunização começou em setembro do ano anterior, e o governo federal orienta os estados a aplicarem as vacinas enquanto houver estoque disponível. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre ainda aguarda a nota técnica com as orientações oficiais sobre a prorrogação.
Apesar da extensão do prazo, o número de vacinas aplicadas no Acre é inferior a 100 mil doses, o que representa apenas 22,09% da população prioritária, que inclui crianças, idosos e trabalhadores da saúde. Com mais de 200 mil doses de vacina ainda disponíveis, a baixa procura pelas imunizações pode levar ao descarte de grande parte do estoque, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre. A expectativa das autoridades de saúde é que o aumento da cobertura vacinal ocorra até o final da campanha, com ações de vacinação mantidas em diversos pontos da capital, como terminais urbanos e supermercados.
A campanha de vacinação contra a gripe visa combater a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que pode resultar em complicações respiratórias severas. A SRAG, causada por vírus como os da Influenza A e B, afeta principalmente os grupos prioritários da campanha. Mesmo com a prorrogação da vacinação, o Acre continua enfrentando desafios para atingir uma cobertura mais ampla, o que é fundamental para reduzir o impacto das doenças respiratórias na população.