A Universidade de São Paulo (USP) conquistou destaque no ranking mundial de universidades por áreas de conhecimento, divulgado pela consultoria Times Higher Education (THE) em 2025. A instituição figura entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição). Além disso, a USP se posicionou entre as 125 melhores em Administração e Economia e entre as 150 melhores em Ciências da Vida. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também aparece no ranking, destacando-se nas áreas de Ciências Sociais e Educação.
O ranking THE by Subject utiliza uma metodologia atualizada, baseada em 18 indicadores de desempenho, que avaliam aspectos como ambiente de aprendizagem, pesquisa, qualidade da pesquisa e perspectivas internacionais. As universidades dos Estados Unidos dominam o ranking, com a Universidade de Oxford liderando em Medicina e Saúde, além das áreas de Ciências da Computação. A Universidade Stanford e o MIT destacaram-se por conquistar liderança em três áreas cada uma.
A USP, tradicionalmente reconhecida entre as melhores universidades da América Latina, manteve sua posição no ranking geral da THE em 2024, alcançando a 199ª posição, um feito que não ocorria desde 2013. Além disso, a instituição retomou a liderança no THE Latin America University Ranking, reafirmando sua posição como a melhor universidade da região, o que não acontecia desde 2017.