As universidades públicas da Paraíba abrirão 21.300 novas vagas para cursos de graduação em 2025, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lidera com a maior oferta, disponibilizando 7.845 vagas, sendo 3.960 delas destinadas ao sistema de cotas. Essas oportunidades serão distribuídas em 123 cursos da instituição, atendendo a diferentes áreas do conhecimento.
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também contribui com 4.635 novas vagas, com metade delas reservadas para candidatos das cotas. Essas vagas serão distribuídas em 92 cursos. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferecerá 5.970 vagas, divididas entre os dois semestres de 2025, sendo o critério para a inscrição uma nota mínima de 400 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Por fim, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) abrirá 2.850 vagas, com uma divisão entre ampla concorrência e cotas, além de 87 vagas específicas para ações afirmativas, como pessoas com deficiência e assentados da Reforma Agrária. O IFPB também oferece novos cursos, como engenharia civil e engenharia de software, nos campi de Campina Grande e João Pessoa. As vagas estão distribuídas em diversas cidades do estado, abrangendo tanto a capital quanto outras localidades como Cabedelo, Campina Grande e Patos.