A Universidade Federal do Amapá (Unifap) prorrogou até quinta-feira, 29 de janeiro, o prazo para inscrições no processo seletivo do Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política (PPCult). Não há cobrança de taxa de inscrição, e são disponibilizadas 20 vagas, sendo 15 delas para ampla concorrência e 5 para candidatos de grupos específicos, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e outros. As inscrições devem ser feitas de forma online, e os candidatos devem possuir diploma de nível superior.
O processo seletivo conta com duas linhas de pesquisa: “Cultura Política, Deliberação Pública e Organizações Sociais” e “Práticas, Produtos e Processos Culturais”. O edital divide as vagas entre dois grupos, um com 15 vagas, das quais 4 são reservadas para candidatos de grupos sociais e étnicos específicos, e outro com 5 vagas supranumerárias destinadas a indígenas, quilombolas, pessoas trans, do campo ou em situação de deslocamento forçado, como migrantes internacionais. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da universidade.
O processo seletivo será realizado em quatro etapas eliminatórias: análise do pré-projeto de pesquisa (de 10 a 15 laudas), memorial descritivo (de 5 a 10 laudas), entrevista presencial (entre 3 e 7 de fevereiro) e análise do currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 15 de fevereiro.