A Unigel concluiu com sucesso o processo de recuperação extrajudicial iniciado em fevereiro de 2024, após a apresentação de planos junto à 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A operação resultou na conversão de R$ 5,1 bilhões em novos instrumentos financeiros, o que permitiu à empresa reduzir sua alavancagem em cerca de 50%, proporcionando uma maior estabilidade financeira.
Além disso, a companhia captou US$ 100 milhões de credores que optaram pela alternativa A nos Planos de Recuperação Extrajudicial. A maior parte desse montante será destinada à conclusão de uma planta de Ácido Sulfúrico, à reestruturação do capital de giro e ao fortalecimento do caixa da Unigel, visando assegurar seu crescimento sustentável.
A reestruturação também trouxe mudanças significativas na governança da empresa, com os credores da opção A assumindo 50% das ações. O novo Conselho de Administração, agora composto por sete membros, inclui representantes da família fundadora, dos credores e um membro independente. Com essas alterações, a Unigel dá início a uma nova fase em sua gestão e operações, com Dario Gaeta assumindo a posição de CEO.