A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, fez uma defesa contundente da integridade territorial e da soberania da Groenlândia após declarações expansionistas feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Kallas reiterou, nesta quinta-feira (9), a posição da UE em relação ao território da Groenlândia, que é uma região autônoma sob a soberania da Dinamarca.
A Groenlândia, apesar de sua autonomia em áreas como justiça, política monetária, relações internacionais e defesa, ainda depende da Dinamarca para questões fundamentais de governança. A ministra destacou a importância de respeitar essas características e a integridade do território da ilha, posicionando-se contra qualquer ameaça de alteração em sua soberania.
O pronunciamento ocorre após Trump fazer comentários relacionados à Groenlândia, que geraram controvérsia. A União Europeia, por meio de Kallas, deixou claro seu compromisso em apoiar a soberania da ilha e rechaçar qualquer tipo de declaração que possa afetar o status político da região.