O deputado federal Pedro Lucas, do União Brasil (MA), foi eleito o novo líder da bancada do partido a partir do início do próximo ano Legislativo. A decisão ocorreu durante um evento de confraternização na casa do presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, com a presença de diversos membros do partido, incluindo deputados, senadores, governadores e ministros do governo atual.
A eleição de Pedro Lucas representa uma derrota para Elmar Nascimento, o atual líder do partido, que buscava a reeleição para o cargo. Elmar, que também era candidato à presidência da Câmara, contava com o apoio de Arthur Lira, presidente da Casa, mas foi superado por Hugo Motta, do Republicanos (PB), escolhido por Lira para sucedê-lo na presidência da Câmara.
O novo líder terá a responsabilidade de coordenar as negociações sobre a reforma ministerial, na qual o União Brasil busca obter um novo ministério e a liderança dos Correios. Essa movimentação reflete as estratégias políticas do partido para consolidar sua presença no governo e ampliar sua influência no cenário nacional.