A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) anunciou a abertura de 649 vagas para cursos de graduação, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. As oportunidades são distribuídas em quatro cidades com campus da universidade: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. O edital já publicado detalha os cursos disponíveis, com destaque para áreas como Medicina, Engenharia, Ciências Biológicas e Farmácia, entre outras. As inscrições para o vestibular acontecem de 5 de fevereiro a 12 de março, com a prova marcada para 4 de maio.
Além das vagas, a UFVJM também disponibiliza a possibilidade de isenção de taxas de inscrição para candidatos que atendam a critérios específicos. A isenção total é voltada para candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas e atendam a requisitos de renda ou número de identificação social (NIS). A isenção parcial é oferecida para aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda familiar. O período para solicitação de isenção vai de 8 a 21 de janeiro de 2025.
O processo seletivo da UFVJM inclui diferentes modalidades, como o tradicional vestibular, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a Seleção Seriada (Sasi), além de outras opções para públicos específicos, como maiores de 60 anos e candidatos a transferências. A universidade oferece também a modalidade de Educação a Distância (EAD) e processos simplificados para candidatos com boas notas no Enem. Todos os detalhes sobre as vagas e as datas do vestibular estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site da universidade.