No UFC 311, Renato Moicano enfrentou o campeão Islam Makhachev na luta principal do evento, disputando o título dos leves. O combate aconteceu na madrugada deste domingo e, apesar da boa entrada do brasileiro, o resultado foi favorável ao russo, que finalizou Moicano ainda no primeiro round. A vitória de Makhachev aconteceu rapidamente, aos 4m05s, quando aproveitou uma falha no posicionamento de Moicano para aplicar um triângulo de mão, encerrando o confronto.
Moicano, que entrou no lugar de Arman Tsarukyan após problemas nas costas deste, tentou levar a luta para o seu campo, especialmente com golpes em pé. Contudo, o russo mostrou sua experiência e controle, reagindo com uma sequência de cruzados que derrubaram o brasileiro. Mesmo com um momento de vantagem para Moicano, que chegou a derrubar Makhachev, a transição no solo foi fatal para o desafiante, que deixou espaço para o golpe decisivo.
Com o triunfo, Makhachev não só manteve seu cinturão como também superou o recorde de defesas consecutivas de Khabib Nurmagomedov, seu compatriota e mentor, que antes possuía a marca de quatro defesas bem-sucedidas. Além disso, o russo se aproxima do recorde de 16 vitórias consecutivas de Anderson Silva, estando agora com 15, o que reforça ainda mais sua posição de destaque no MMA mundial.