A Uber retomou na quarta-feira, 22, a operação do Uber Moto em São Paulo, inicialmente fora do centro expandido. A empresa explicou que essa estratégia permitirá uma análise mais detalhada da demanda e ao mesmo tempo proporcionará alternativas de mobilidade mais acessíveis para a população. A Uber destaca que a modalidade tem se consolidado como uma solução de transporte nas regiões periféricas, onde o transporte público é escasso, com preços cerca de 40% mais baixos que o UberX, sendo utilizado principalmente para o transporte de “última milha”.
A implantação do Uber Moto acontece uma semana após a 99 lançar o serviço 99Moto, criando uma disputa jurídica entre as duas empresas e a prefeitura. A administração municipal, que já proibiu o mototáxi em São Paulo com base em um decreto, considera o serviço irregular, enquanto as empresas defendem a legalidade de suas operações, amparadas em leis federais, como a Lei 13.640/2018, que reconhece esse tipo de transporte como parte da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A prefeitura, por sua vez, busca responsabilizar as empresas caso ocorram acidentes fatais envolvendo seus serviços.
A Justiça já se manifestou sobre a disputa, e em 21 de janeiro negou o pedido da prefeitura para multar a 99 em R$ 1 milhão por dia, apesar do serviço ser considerado irregular. A administração municipal reafirma sua posição contra o Uber Moto e 99Moto, citando os riscos de acidentes envolvendo motociclistas e o impacto na segurança pública. A fiscalização das atividades das empresas continuará, enquanto as empresas de transporte por aplicativo buscam manter seus serviços operando na cidade.