O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou as mudanças demográficas e de diversidade observadas nas eleições municipais de 2024, com ênfase no rejuvenescimento e na maior representatividade de diferentes grupos. A faixa etária abaixo de 39 anos foi a que mais cresceu, especialmente entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A presença de jovens até 29 anos foi notável, com o número de prefeitos nessa faixa etária triplicando, em comparação com o pleito de 2020. Ao mesmo tempo, observou-se uma queda significativa nas faixas etárias mais avançadas, como entre eleitos com mais de 60 anos.
Além do rejuvenescimento, o aumento da participação feminina também foi um destaque. As mulheres eleitas para prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras aumentaram em todos os cargos, com destaque para o cargo de vice-prefeito, que teve um crescimento de 15%. No total, foram eleitas 728 prefeitas, 1.066 vice-prefeitas e 10.537 vereadoras. Embora o número de mulheres tenha crescido, ainda são os homens que dominam o cenário, especialmente na câmara dos vereadores.
A diversidade étnica também teve avanços, com maior representatividade de negros e indígenas entre os eleitos. O número de prefeitos e vice-prefeitos autodeclarados pretos e indígenas aumentou significativamente, refletindo uma leve diminuição entre candidatos brancos. No campo educacional, a maioria dos eleitos para cargos de prefeito e vice-prefeito possuía ensino superior completo, enquanto para os vereadores, o nível predominante foi o ensino médio.