O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que tomará uma decisão sobre o futuro do TikTok em breve, mas pediu mais tempo para avaliar a situação. A declaração foi feita após a Suprema Corte dos EUA validar uma legislação que pode resultar na proibição do aplicativo a partir de domingo (19). Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump afirmou que a decisão da corte era esperada e destacou a importância de respeitá-la. Ele também comentou que a responsabilidade final sobre a questão recairá sobre sua administração, que começará na segunda-feira (20).
A Suprema Corte dos EUA aprovou, por unanimidade, uma lei que pode levar ao banimento do TikTok no país, onde a plataforma conta com 170 milhões de usuários. A corte considerou que a legislação não infringe o direito à liberdade de expressão e validou as preocupações do governo americano sobre a propriedade chinesa do aplicativo. A Casa Branca, por sua vez, confirmou que a aplicação da lei ficará a cargo de Trump, devido ao calendário político, que prevê a transição de governo na próxima semana.
Em um telefonema com o presidente chinês, Xi Jinping, Trump discutiu o tema e reforçou que precisa de mais tempo para revisar a situação antes de tomar uma decisão definitiva. O Departamento de Justiça, que seria responsável pela implementação da lei, também se mostrou favorável a um adiamento, destacando que a aplicação da legislação será um processo gradual ao longo do tempo.