O presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, convidou Donald Trump para discursar em uma sessão conjunta do Congresso no dia 4 de março, conforme revelado em uma carta publicada no X (antigo Twitter). Trump aceitou o convite, segundo informações da Casa Branca. O convite reflete um reconhecimento da liderança de Trump durante seus primeiros dias de mandato, que, segundo Johnson, impulsionaram um renascimento do patriotismo e da unidade no país.
Esse discurso será o primeiro do novo mandato de Trump, mas não será considerado oficialmente como o tradicional discurso do Estado da União. Desde 1977, presidentes recém-empossados não fazem esse tipo de pronunciamento em sua primeira sessão no Congresso, sendo frequentemente classificados como uma mensagem anual ou uma fala sobre temas específicos.
Este evento ocorrerá em um momento crucial para a política dos EUA, onde o Congresso e a administração atual terão a oportunidade de trabalhar juntos para, segundo Johnson, estabelecer marcos importantes para o futuro da nação nos próximos quatro anos. O discurso de Trump está sendo aguardado com atenção, já que será a primeira grande oportunidade para a liderança do novo governo se posicionar de forma clara diante dos desafios políticos do país.