O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento no Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quinta-feira (23), destacando a recente posse para seu segundo mandato e declarando que os EUA iniciaram uma nova “Era Dourada”. Em seu discurso, Trump abordou a importância de superar os desafios econômicos herdados da administração anterior, como inflação elevada e altas taxas de juros, atribuindo essas dificuldades a políticas adotadas pelo governo de Joe Biden. O presidente também garantiu que sua gestão tomará medidas para corrigir esses problemas, com foco na redução do custo de vida e no fortalecimento da economia.
Trump detalhou ações que considera essenciais para o avanço econômico, como a flexibilização das políticas energéticas. Criticando a proibição de novas explorações de petróleo na costa dos EUA, implementada por Biden, o presidente republicano anunciou o fim dessa medida e a declaração de emergência energética. Ele defendeu que, ao explorar mais eficientemente os recursos petrolíferos do país, os Estados Unidos poderiam reduzir preços, impulsionar a indústria e investir em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e criptoativos.
Além disso, Trump destacou os esforços da sua administração em promover uma desregulamentação massiva, com o objetivo de reduzir o peso de regulamentações sobre as empresas e aumentar o poder aquisitivo das famílias americanas. Ele comprometeu-se a eliminar 10 regulamentações para cada nova que fosse criada, como parte de sua agenda de fortalecer a economia e promover o crescimento sustentável.