A Casa Branca confirmou que, a partir deste sábado (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começará a aplicar tarifas sobre o Canadá, México e China. As tarifas serão de 25% sobre os dois primeiros países e de 10% sobre a China. A decisão é uma resposta ao problema do fentanil ilegal, que, segundo o governo norte-americano, foi fornecido e permitido pelos três países, contribuindo para a distribuição dessa substância no território dos Estados Unidos.
Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, ressaltou que essas tarifas refletem promessas feitas por Trump e são medidas para enfrentar o tráfico de fentanil. No entanto, a Casa Branca não forneceu detalhes específicos sobre como as tarifas serão aplicadas nem se há isenções previstas. A porta-voz também desmentiu informações sobre um possível adiamento da aplicação das tarifas, que, segundo fontes anteriores, seria para o dia 1º de março.
Ainda sem mais esclarecimentos sobre a implementação dessas tarifas, o governo dos Estados Unidos indicou que mais informações sobre as regras específicas serão divulgadas no sábado. A medida, que visa pressionar os países envolvidos a tomarem ações mais eficazes contra o tráfico de fentanil, gera um novo capítulo nas tensões comerciais e diplomáticas com as nações afetadas.