O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na última sexta-feira (31.jan.2025) que imporá tarifas sobre produtos da União Europeia, acusando o bloco de tratar os EUA de maneira injusta. Embora não tenha especificado quais produtos seriam afetados ou os percentuais das tarifas, Trump afirmou que a medida será substancial. A decisão segue uma linha de confronto com parceiros comerciais e será uma continuidade de suas políticas comerciais adotadas durante o primeiro mandato.
Em dezembro, antes de tomar posse, Trump já havia manifestado sua intenção de aplicar tarifas caso a União Europeia não aumentasse as importações de petróleo e gás dos EUA. Durante seu primeiro mandato, ele havia imposto taxas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio provenientes da UE, Canadá e México, o que gerou retaliações desses países, incluindo tarifas sobre produtos norte-americanos como uísque e motocicletas. As novas tarifas começam a valer em 1º de fevereiro.
Além das medidas contra a União Europeia, Trump também anunciou tarifas sobre produtos do Canadá, México e China, justificando as ações com questões como imigração ilegal e déficits comerciais. Em uma ação mais recente, ele ameaçou impor tarifas sobre produtos colombianos se o país não aceitasse repatriações de migrantes, o que levou o presidente colombiano a ceder e disponibilizar o avião presidencial para o transporte.