O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um investimento de até 500 bilhões de dólares do setor privado para financiar a infraestrutura de inteligência artificial (IA). A OpenAI, o SoftBank e a Oracle se uniram em uma joint venture chamada Stargate, com sede no Texas, para investir inicialmente 100 bilhões de dólares e, em seguida, até 500 bilhões nos próximos quatro anos. O anúncio foi feito na Casa Branca, com a participação de executivos dessas empresas.
O investimento em IA é impulsionado pela crescente demanda por centros de dados especializados para suportar os poderosos sistemas de computação necessários para a tecnologia. Trump destacou que as empresas poderiam produzir eletricidade para seus próprios data centers com mais facilidade, em suas próprias fábricas, caso necessário. A infraestrutura de IA está em expansão, especialmente desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, e a previsão é de que a eletrificação e o aumento do uso de IA exijam mais recursos energéticos nos próximos anos.
A iniciativa ocorre após o revogamento do decreto do ex-presidente Joe Biden, que visava mitigar os riscos da IA, e no contexto de uma crescente preocupação com a escassez de energia nos Estados Unidos. A North American Electric Reliability Corporation alertou sobre possíveis déficits de energia nos próximos anos, especialmente devido ao aumento do consumo gerado pela expansão dos data centers de IA e pela eletrificação de diversos setores.