O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou sua ameaça de aplicar tarifas de 100% sobre os produtos dos países membros do Brics, caso esses países persistam na busca por alternativas ao dólar americano. A declaração foi feita em uma publicação nas redes sociais do ex-presidente, em que ele destacou que os países do bloco devem se comprometer a não criar uma nova moeda ou apoiar outras moedas que substituam o dólar no comércio internacional. Caso contrário, Trump alertou que enfrentariam sérias consequências econômicas.
Trump também insinuou que os países do Brics poderiam procurar outros parceiros comerciais, mas enfatizou que, ao tentar substituir o dólar, qualquer nação que tomasse essa decisão teria que lidar com tarifas elevadas e seria excluída da economia dos Estados Unidos. O presidente americano já havia emitido alerta semelhante em dezembro de 2024, ainda antes de sua posse para um segundo mandato, sinalizando que uma postura protecionista seria uma das marcas de sua administração.
Além das ameaças aos países do Brics, Trump indicou que, a partir de 1º de fevereiro, novas tarifas seriam impostas sobre produtos provenientes de outros países, como México, Canadá e China. Durante sua campanha para retornar à Casa Branca, o republicano deixou claro que a imposição de tarifas de importação seria uma medida central de sua política externa, com o objetivo de proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos.