Um transformador de 122 toneladas da usina hidrelétrica de Itaipu iniciou, no último sábado (18), uma viagem de aproximadamente 880 quilômetros até Blumenau, em Santa Catarina, onde passará por manutenção. A viagem deve durar cerca de 20 dias, já que o transporte é realizado com um caminhão plataforma de 39 metros de comprimento, projetado especialmente para a carga. Para garantir a segurança, o percurso é acompanhado por batedores e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a velocidade máxima limitada a 40 km/h.
O transformador foi retirado de operação após apresentar problemas em 2023 e substituído por um modelo extra com as mesmas características. Sua principal função é elevar a tensão gerada pelas unidades de Itaipu de 18 quilovolts para 500 quilovolts. A manutenção no equipamento exige a montagem e desmontagem de componentes complexos, além de testes elétricos que não podem ser realizados na usina, justificando a transferência para Blumenau, onde há uma estrutura especializada.
Além do transformador, outros equipamentos essenciais já foram enviados para a fábrica em Blumenau, incluindo 32 mil litros de óleo e várias peças complementares. A previsão é de que o transformador seja reinstalado na usina em Foz do Iguaçu em meados de 2026, completando o ciclo de manutenção e garantindo o retorno à operação. A operação envolve uma logística complexa e uma grande coordenação, dada a dimensão da carga e a necessidade de cuidados especializados.