Um trader fez uma aposta inesperada contra a expectativa de cortes agressivos nas taxas de juros do Banco da Inglaterra (BoE) em 2025. A expectativa do mercado era de que o banco central britânico reduziria as taxas devido à inflação persistente e ao alto déficit orçamentário. No entanto, a aposta do trader, realizada por meio de contratos de opções vinculados a futuros de taxas de juros, pode gerar um prêmio significativo de aproximadamente £ 3 milhões (R$ 22 milhões) se o BoE reduzir a taxa de referência para 3,5% até o final do ano.
Essa previsão do trader contrasta com a percepção do mercado, que, atualmente, aposta em dois cortes de 0,25 ponto percentual ao longo de 2025. Em comparação, os traders haviam antecipado, antes do orçamento de outubro, até cinco cortes. Essa mudança nas expectativas está ligada à preocupação com as políticas fiscais da Chanceler do Tesouro, que poderiam aumentar a inflação e afetar a trajetória de redução das taxas de juros. A pressão sobre os mercados financeiros aumentou recentemente, com os rendimentos dos títulos britânicos subindo para níveis elevados, reflexo das incertezas econômicas e das possíveis medidas do governo.
A situação do mercado do Reino Unido este ano está bastante diferente do que os traders previam em 2024, quando acreditavam em até seis cortes de juros, mas os formuladores de políticas realizaram apenas dois. O atual cenário de incerteza econômica, com rendimentos de títulos do governo atingindo os maiores níveis desde 1998, tem gerado uma pressão considerável sobre o governo trabalhista. Isso reflete a dificuldade do governo em atrair investidores para adquirir um volume recorde de títulos do Reino Unido no próximo ano fiscal.