A Toyota, uma das principais montadoras globais, tem demonstrado interesse em retornar à Fórmula 1 após 16 anos fora do grid. Masaya Kaji, diretor global da Toyota Gazoo Racing, afirmou que a empresa não apressará esse processo, destacando a importância de construir parcerias e desenvolver tecnologias antes de tomar a decisão de formar uma equipe própria. A montadora, por enquanto, foca em alianças, como com a Haas, e em estudar as inovações tecnológicas para 2026, sem destinar todos os seus recursos para um retorno imediato à categoria.
A parceria com a equipe Haas começou no ano passado, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento por meio de testes com carros anteriores e construção de simuladores. Esta colaboração tem como intuito aumentar a experiência dos engenheiros da Toyota e preparar um de seus pilotos, como Ryo Hirakawa, que atualmente é reserva na Alpine, para uma eventual oportunidade na Fórmula 1. Porém, a Toyota ainda precisa avaliar a viabilidade financeira e estrutural de um retorno completo à competição.
A Toyota esteve presente na Fórmula 1 de 2002 a 2009, com a equipe Panasonic Toyota Racing, mas não obteve resultados expressivos, apesar de ter conquistado 13 pódios e três pole positions. O melhor resultado foi um quarto lugar no Mundial de Construtores em 2005. Para 2025, a empresa estará concentrada em sua colaboração com a Haas, aguardando o retorno da temporada da F1, que recomeça com o Grande Prêmio da Austrália em março.