A Toyota, uma das principais montadoras do mundo, está considerando um possível retorno à Fórmula 1 após 16 anos de ausência, conforme declarações de Masaya Kaji, diretor global da Toyota Gazoo Racing. Embora a empresa esteja estudando as tecnologias atuais e as mudanças previstas para 2026, Kaji ressaltou que não há pressa para formar uma equipe própria na categoria. A montadora está focada em estabelecer parcerias, como a que mantém com a equipe Haas, para ganhar experiência antes de tomar decisões mais definitivas.
Desde sua saída da F-1 em 2009, a Toyota não teve presença ativa no grid, mas a parceria com a Haas, iniciada em 2024, é vista como um passo importante nesse processo. A colaboração envolve o desenvolvimento de tecnologias e a criação de um simulador na base da equipe em Banbury. O objetivo é proporcionar mais experiência para seus engenheiros e possibilitar a entrada de pilotos da Toyota na principal categoria do automobilismo. O piloto Ryo Hirakawa, atualmente reserva da Alpine, é o nome mais próximo de conquistar um assento na F-1.
A passagem da Toyota pela Fórmula 1, entre 2002 e 2009, foi marcada por resultados modestos, com 13 pódios e três vitórias, mas sem conquistar um título. O melhor desempenho no Mundial de Construtores foi o quarto lugar em 2005, com os pilotos Ralf Schumacher e Jarno Trulli. Com a mudança do foco da empresa para novas tecnologias e parcerias, a possibilidade de um retorno oficial à F-1 ainda é incerta, com decisões mais concretas aguardadas após 2030.