**Title**: [Hipólita Jacinta Teixeira de Melo é reconhecida como heroína da pátria]
**Text**: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, uma das participantes ativas da Inconfidência Mineira, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, após a sanção de uma lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nascida em 1748, em Prados, ela se destacou como uma importante figura do movimento que, no final do século XVIII, lutava contra o domínio português. Seu papel foi de destaque na comunicação e financiamento das ações do movimento, além de disponibilizar sua residência para encontros clandestinos dos inconfidentes.
Apesar de seu protagonismo, Hipólita Jacinta foi muitas vezes ignorada nos registros históricos. Ela não apenas participou da conspiração, mas também se tornou uma liderança ao dar ordens e ser obedecida, uma postura considerada transgressora para a época. A historiadora Heloísa Starling ressaltou sua importância como mulher pública que defendeu ideias de liberdade, República e independência, quebrando barreiras sociais e de gênero de seu tempo.
Em 2023, Hipólita se tornou a primeira mulher a ser homenageada com uma lápide no Panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto, onde o reconhecimento por sua contribuição à história brasileira foi formalizado. Embora o local de sepultamento e a aparência física da inconfidente ainda sejam desconhecidos, seu nome se solidifica cada vez mais como símbolo de resistência e luta pela liberdade.