Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, esteve em Goiânia para conhecer as ações do Goiás Social, um conjunto de programas sociais implementados pelo governo estadual. O encontro, realizado na última sexta-feira (17/1), contou com a participação da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela. Durante a reunião, foram destacados os resultados das iniciativas voltadas ao enfrentamento da pobreza e à inclusão social em Goiás, com programas voltados para crianças, jovens, adultos e idosos, como o Mães de Goiás, Aprendiz do Futuro e Banco de Alimentos, entre outros.
A primeira-dama explicou que o sucesso dessas políticas se deve à integração de diferentes áreas do governo, que permitiu um atendimento mais eficiente às populações vulneráveis em todos os 246 municípios do estado. O secretário gaúcho, Beto Fantinel, afirmou que seu estado tem interesse em adotar um modelo similar ao Goiás Social, inspirado pelos bons resultados obtidos, como a redução da pobreza. Daniel Vilela também ressaltou que Goiás foi o estado que mais retirou pessoas da pobreza no último ano, de acordo com dados do IBGE, destacando o impacto positivo da integração entre ações sociais e governamentais.
Além de ser reconhecido por sua efetividade, o Goiás Social tem se tornado um modelo nacional, com outros estados e municípios buscando adotar programas semelhantes. De acordo com pesquisa da AtlasIntel, o governo de Goiás é o mais bem avaliado do Brasil em termos de políticas de Assistência Social. A coordenação do Goiás Social também tem recebido comitivas de outros estados, como o Distrito Federal e Tocantins, que buscam entender melhor as estratégias adotadas em Goiás, e em Feira de Santana, na Bahia, foi implantado um programa inspirado no Aprendiz do Futuro.