**Title**: Expectativa de queda nas taxas de juros futuras com impacto de política comercial dos EUA
**Text**:
As taxas de juros no mercado futuro apresentaram uma tendência de queda na manhã desta segunda-feira, 6, com uma ênfase maior nas taxas de vencimentos mais longos da curva. A expectativa de redução nas taxas já estava presente devido à desvalorização do dólar frente a várias moedas ao redor do mundo. Esse movimento foi intensificado pela notícia de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende adotar uma política comercial menos restritiva do que havia proposto durante sua campanha. A proposta em estudo envolve a aplicação de tarifas sobre importações de alguns setores considerados estratégicos, e não sobre todos os produtos.
O efeito dessa mudança de postura no comércio global foi imediato, com os juros dos Treasuries, que antes estavam em alta, revertendo a tendência e registrando quedas. O dólar também acelerou sua queda após a divulgação da possível nova abordagem do governo dos EUA em relação às tarifas. Essa mudança impulsionou a queda das taxas de juros no Brasil, refletindo uma reação do mercado à expectativa de um ambiente econômico global menos restritivo.
No entanto, no Brasil, o cenário fiscal continua a gerar cautela entre os investidores. A divulgação do relatório Focus nesta manhã trouxe novas projeções que indicam um agravamento nas estimativas para a inflação e a taxa Selic, o que reforça as preocupações com a economia interna. Às 9h22, as taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) mostraram leves quedas, com destaque para os vencimentos mais longos, mas a cautela continua presente no mercado local.