**Title**: Busca por vítimas do desabamento de ponte é suspensa após 16 dias de esforços
**Text**: Após 16 dias de intensas operações, a força-tarefa responsável pelo resgate das vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, foi suspensa. A decisão foi anunciada pela Marinha do Brasil, que informou que as buscas poderão ser retomadas caso surjam novas informações. Até o dia 7 de janeiro, três pessoas ainda estavam desaparecidas, após a localização de 14 vítimas fatais e o resgate de um sobrevivente.
A primeira fase das buscas concentrou-se em áreas próximas aos veículos e aos escombros submersos no Rio Tocantins. Em 5 de janeiro, a operação entrou em uma segunda fase, que envolveu a reorganização das equipes e o aprofundamento das varreduras nas imediações. Durante esse período, a equipe localizou as vítimas fatais e avançou nas buscas, com o auxílio do Consórcio Estreito Energia, que possibilitou uma nova janela de mergulho para concluir as atividades.
A operação foi interrompida devido à necessidade de abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, o que afetaria o curso das buscas. A Marinha detalhou que, caso não haja novos indícios até o fim do dia 7, as operações de resgate serão encerradas, mas os militares continuarão a atuar na fiscalização da área. O desabamento da ponte ocorreu no final da tarde de 22 de dezembro de 2024, e as buscas começaram ainda no mesmo dia com o emprego de embarcações, drones subaquáticos e outras tecnologias.