**Title**: Atividade do setor de serviços dos EUA acelera, mas inflação continua alta
**Text**: A atividade no setor de serviços dos Estados Unidos registrou crescimento acelerado em dezembro, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro subindo de 52,1 para 54,1, superando as previsões dos economistas. Este aumento reflete a forte demanda por serviços, indicando uma expansão econômica contínua, dado que o setor de serviços representa mais de dois terços da economia norte-americana. Apesar disso, o índice de preços pagos por insumos no setor atingiu o nível mais alto desde fevereiro de 2023, sugerindo que a inflação ainda se mantém elevada.
A elevação nos custos de insumos está associada ao aumento da demanda no setor, com o PMI de novos pedidos subindo para 54,2. Além disso, o índice de atividade empresarial também apresentou crescimento, passando de 53,7 para 58,2. Esses dados concretos, juntamente com o bom desempenho dos gastos do consumidor, indicam um quarto trimestre de 2024 sólido para a economia dos EUA, em contraste com as previsões de uma desaceleração econômica.
Embora o Federal Reserve tenha cortado os juros em 2024, a expectativa de novos cortes foi reduzida, refletindo a resistência da economia e do mercado de trabalho. Em resposta ao crescimento contínuo, o banco central dos EUA projeta apenas duas reduções de juros para 2025, em comparação com as quatro esperadas anteriormente. Isso reflete um cenário de inflação persistente e uma economia resiliente, que desafiam o objetivo do Fed de reduzir a inflação para a meta de 2%.