Com o aumento da potência dos carros ao longo dos anos, especialmente com os modelos 1.0 turbinados ultrapassando os 120 cavalos, a necessidade de sistemas de freios mais eficientes se torna essencial. O mercado oferece diversos tipos de freios, cada um com características específicas para atender a diferentes exigências de desempenho e segurança dos veículos.
Os freios a disco, compostos por discos de ferro fundido ou cerâmica, são amplamente utilizados em carros modernos. A frenagem é realizada por meio do contato das pastilhas com o disco, o que provoca a desaceleração das rodas. Entre os tipos de discos, destacam-se os discos cerâmicos, altamente resistentes a temperaturas extremas e usados em veículos superesportivos, e os discos ventilados, que possuem ventilação interna para melhorar o resfriamento e o desempenho, sendo comuns em SUVs e carros de maior potência.
Além dos discos de freio, o sistema ABS (Anti-lock Braking System) é uma tecnologia essencial nos carros atuais, que previne o travamento das rodas em frenagens bruscas. O ABS passou a ser obrigatório para veículos novos no Brasil a partir de 2014, garantindo maior segurança nas condições de frenagem. Cada tipo de freio tem vantagens específicas, e a escolha depende da performance exigida pelo veículo.