O tenista brasileiro Thiago Seyboth Wild, atualmente o melhor classificado no ranking da ATP, estreia neste domingo (12) na chave masculina principal do Aberto da Austrália, onde enfrentará o húngaro Fábián Marozsán. Essa será a segunda participação de Wild no torneio, após ser eliminado na primeira rodada no ano passado. Além dele, o jovem João Fonseca também fará sua estreia na chave principal, enfrentando o experiente Andrey Rublev. Beatriz Haddad Maia, por sua vez, estreia na chave feminina contra a argentina Julia Riera, em uma edição histórica para o Brasil, que conta com três homens e uma mulher nas chaves principais de simples.
No torneio de duplas, Haddad Maia competirá ao lado da alemã Laura Siegmund, enfrentando uma dupla formada por atletas de diferentes nacionalidades. Outro confronto interessante nas duplas femininas será entre as brasileiras Luísa Stefani e Ingrid Martins, que se enfrentarão com suas respectivas parceiras em uma partida ainda a ser agendada. Nas duplas masculinas, o Brasil será representado por Rafael Matos e Marcelo Melo, que formarão uma parceria, e Orlando Luz, que competirá ao lado do francês Gregoire Jacq. Eles terão pela frente desafiantes de destaque internacional, como Hugo Nys e Edouard Roger-Vasselin.
Por outro lado, o tenista cearense Thiago Monteiro foi eliminado na madrugada deste domingo (12), após uma derrota para o japonês Kei Nishikori em uma partida intensa de mais de quatro horas. Monteiro, que havia aberto 2 a 0, não resistiu à virada do adversário e se despediu do torneio. Com a eliminação, ele não avançará na competição, mas o foco segue nos outros representantes brasileiros, que continuam a lutar por vagas nas próximas fases do Aberto da Austrália.