O Santos realizou nesta quinta-feira seu primeiro jogo-treino sob o comando do técnico Pedro Caixinha, com uma goleada sofrida para o modesto Athletic, de Minas Gerais, por 4 a 1. A atividade foi realizada no CT Rei Pelé e dividida em quatro tempos de 25 minutos. Nos primeiros dois tempos, o treinador utilizou os titulares, e o placar estava empatado em 1 a 1, com o gol santista marcado por Guilherme, de pênalti, após falta em Soteldo, que retornava ao time depois de um empréstimo ao Grêmio.
A formação inicial do Santos contou com Gabriel Brazão, JP Chermont, Gil, Basso, Gonzalo Escobar, João Schmidt, Diego Pituca, Hyan, Soteldo, Wendel Silva e Guilherme. Nos dois tempos finais, Caixinha fez diversas mudanças na equipe, buscando testar novas opções para a temporada. No entanto, a equipe foi superada por 3 a 0 na segunda parte do jogo-treino, com os gols do Athletic marcados por Welinton Torrão, Neto Costa e Gustavão, duas vezes.
O técnico português não contou com alguns reforços que ainda não foram oficialmente anunciados, como Luisão, Zé Ivaldo, Léo Godoy e Thaciano, embora já tenham participado de treinos com o elenco. Com a derrota, o Santos encerra a primeira semana da pré-temporada e se prepara para o início do Campeonato Paulista, com o primeiro jogo marcado para a próxima quinta-feira, contra o Mirassol, na Vila Belmiro.