Nesta segunda-feira (13), dois terremotos de magnitude 5,1 ocorreram no condado de Tingri, no Tibete, conforme informado pelo Earthquake Science Center, dos EUA. Esse evento se dá enquanto a região ainda se recupera de um tremor de magnitude 6,8 ocorrido na semana passada, que causou a morte de pelo menos 126 pessoas. Até o momento, não foram registrados danos significativos nem vítimas do tremor mais recente.
A autoridade local continua monitorando a situação, mas o foco permanece na assistência às vítimas do terremoto anterior. Cerca de 47 mil pessoas foram retiradas das áreas mais afetadas e continuam a ser assistidas em abrigos temporários e hospitais. Além disso, 91 pessoas permanecem hospitalizadas devido aos ferimentos causados pelo tremor mais forte da semana passada.
Em outro evento sísmico, um terremoto de magnitude 5,5 atingiu a região da Etiópia, mas informações adicionais sobre danos ou vítimas ainda não foram divulgadas. O impacto dos terremotos na Ásia e no continente africano ressalta a vulnerabilidade de várias regiões a esses desastres naturais, exigindo esforços contínuos de socorro e reconstrução.