Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão, na segunda-feira (13). O epicentro foi localizado ao largo da costa da cidade de Miyazaki, com uma profundidade de cerca de 40 quilômetros. Em resposta ao tremor, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para a região de Kochi, também no sul do país. As autoridades estimam que as ondas podem chegar a até 1 metro de altura.
Este evento ocorre quase um ano após um terremoto semelhante, ocorrido em 1º de janeiro de 2024, que também gerou alertas de tsunami e resultou na morte de 15 pessoas. Em comparação, o tsunami de 2011 atingiu a usina de Fukushima com ondas de até 15 metros, o que gerou um dos piores desastres nucleares da história. No caso do tremor recente, o alerta foi limitado a ondas menores, mas ainda assim gerou apreensão nas autoridades e na população local.
A situação segue sendo monitorada pelas autoridades japonesas, que continuam a acompanhar o desenvolvimento dos possíveis efeitos do tsunami. Até o momento, não foram registradas vítimas ou danos significativos, mas a reportagem está em atualização, com mais informações aguardadas à medida que novas avaliações sejam feitas.