As bolsas norte-americanas encerraram a terça-feira (7) em queda, refletindo preocupações com o impacto de dados econômicos positivos sobre a inflação e a política monetária do Federal Reserve. O relatório do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou um aumento inesperado nas vagas de emprego em novembro, enquanto outro levantamento apontou aceleração na atividade do setor de serviços em dezembro. Esses indicadores renovaram receios de que o Fed possa adotar uma postura mais cautelosa na flexibilização das taxas de juros.
O desempenho dos principais índices refletiu a reação dos mercados. O S&P 500 caiu 1,11%, encerrando o dia com 5.909,54 pontos, enquanto o Nasdaq, sensível ao setor de tecnologia, recuou 1,89%, para 19.489,21 pontos. Já o Dow Jones registrou uma queda mais moderada de 0,42%, fechando em 42.527,50 pontos. Esses movimentos indicam que os investidores permanecem atentos ao balanço entre dados econômicos robustos e o controle da inflação.
Os dados divulgados adicionaram volatilidade a um mercado já sensível às perspectivas econômicas e monetárias para 2025. Enquanto isso, o cenário internacional e mudanças regulatórias, como a digitalização obrigatória dos recibos médicos no Brasil, também foram monitorados pelos investidores. Esse conjunto de fatores contribuiu para um aumento de 5 pontos no Indicador de Incerteza da Economia, medido pela FGV em dezembro.