A taxa de desemprego no Brasil registrou 6,2% no 4º trimestre de 2024, alcançando o menor nível anual histórico desde o início da série em 2012, conforme divulgado pelo IBGE. O resultado marca uma redução significativa em relação ao trimestre anterior, quando a taxa era de 6,4%, e também em relação ao 4º trimestre de 2023, quando estava em 7,4%. A queda foi de 1,2 ponto percentual no período de um ano, indicando uma tendência de recuperação no mercado de trabalho.
Em termos absolutos, a população desocupada totalizou 6,8 milhões de pessoas, sem variação significativa em comparação com o trimestre anterior, mas com uma queda de 15,6% em relação ao ano passado, o que representa menos 1,3 milhão de pessoas sem emprego. Esses dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que é divulgada mensalmente pelo IBGE.
O panorama do mercado de trabalho no Brasil segue positivo, impulsionado pelo crescimento do PIB de 3,2% em 2023. As expectativas para 2024 são de aceleração na atividade econômica, com o crescimento do Produto Interno Bruto projetado para o ano. Esse contexto tem contribuído para a melhoria dos indicadores de emprego e desocupação no país.