O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que apresentasse o convite oficial para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorrerá no dia 20 de janeiro. Em resposta, os advogados de Bolsonaro enviaram um e-mail recebido pelo cerimonial do evento, que afirmava ser um convite definitivo. O remetente da mensagem pertence a uma organização ligada a Trump responsável pela organização da cerimônia.
Bolsonaro está com o passaporte apreendido devido a investigações relacionadas a uma tentativa de golpe de Estado e depende da decisão do STF para poder viajar aos Estados Unidos. O Supremo já negou pedidos semelhantes do ex-presidente em duas ocasiões no ano anterior. A defesa de Bolsonaro apresentou o e-mail enviado pelo endereço de um comitê privado de posse, o T47 Inaugural, uma entidade criada para organizar o evento da posse de Trump.
A organização T47 Inaugural é liderada por Steve Witkoff e Kelly Loeffler, ambos apoiadores de longa data de Trump. A entidade tem sido responsável pela programação do evento, que é tradicionalmente organizado por um comitê privado ligado ao presidente eleito nos Estados Unidos. Embora o convite tenha sido enviado, o Estadão não obteve resposta do comitê sobre a confirmação do envio do convite a Bolsonaro.