A região Sudeste do Brasil tem vivido uma onda de calor intenso, com temperaturas elevadas predominando em diversos estados. Na segunda-feira, 20 de janeiro, a maioria das 10 maiores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ocorreu em áreas do Sudeste e do litoral, com destaque para o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os termômetros marcaram até 39ºC. A previsão é de que o calor persista ao longo da semana.
O fenômeno é explicado por três fatores principais, segundo o Climatempo. A diminuição das nuvens e da chuva, com mais horas de sol forte, é um dos fatores. Além disso, a ausência de ventos frios de origem polar e o aquecimento adiabático, caracterizado pelo processo natural de aquecimento do ar quando desce pelas montanhas, são elementos que contribuem para o aumento da temperatura. Esse aquecimento é particularmente comum no litoral de São Paulo, quando os ventos sopram de noroeste.
Em São Paulo, a madrugada do dia 20 de janeiro foi a mais quente do ano até agora, com uma mínima de 22,7ºC, acima da média histórica de 19,4ºC. Para o restante da semana, a cidade deve registrar temperaturas acima dos 33ºC, com possibilidade de alcançar a maior temperatura do ano. O calor extremo tem causado desconforto para os habitantes da região e exigido cuidados redobrados com a saúde.