A startup norte-americana Boom Supersonic anunciou que seu jato XB-1, durante um voo de teste no deserto de Mojave, superou a velocidade do som, renovando as expectativas da empresa sobre o retorno das viagens aéreas supersônicas para passageiros. Este tipo de voo, embora comum em aeronaves militares, deixou de ser realizado com a aposentadoria do Concorde em 2003, o único avião comercial que quebrava a barreira do som.
Com o objetivo de substituir o Concorde, a Boom está desenvolvendo o jato Overture, que será capaz de transportar 80 passageiros e reduzir o tempo de viagem entre os continentes em até 50%, como no caso dos voos transatlânticos, que passariam a durar apenas três horas e meia. No entanto, o maior desafio da empresa reside nas regulamentações atuais, que proíbem voos supersônicos sobre terra, independentemente do nível de ruído produzido pela aeronave.
A empresa já concluiu a construção de uma fábrica na Carolina do Norte e tem 130 encomendas de companhias aéreas como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. Embora o progresso seja promissor, a Boom ainda enfrenta anos de pesquisa e desenvolvimento antes de iniciar os voos comerciais com o Overture.