Na última quinta-feira (16), a SpaceX realizou o sétimo lançamento do foguete Starship, considerado o maior do mundo. A missão, que ocorreu na instalação Starbase, em Boca Chica, Texas, enfrentou um grande contratempo com a perda do segundo estágio do foguete durante a ascensão ao espaço. A SpaceX informou que suspeita que o estágio tenha sido perdido, o que impediu a realização de testes planejados, como o sistema de ejeção de satélites Starlink e o reacendimento do motor no espaço.
O Starship, com 52 metros de altura no segundo estágio, possui um total de 123 metros de altura, e passou recentemente por uma série de atualizações em seu sistema de propulsão, aviônica e escudo térmico. A falha no segundo estágio pode estar relacionada a essas modificações. Apesar do revés, o primeiro estágio, o Super Heavy, foi reutilizado pela segunda vez com sucesso, sendo recuperado durante o voo.
A perda do segundo estágio gerou preocupações, principalmente após relatos de uma explosão e detritos sendo encontrados em ilhas do Caribe. A Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou que conduzirá uma investigação sobre o incidente, e a SpaceX deverá implementar medidas corretivas antes de retomar os lançamentos. A missão foi vista como um lembrete de que os testes de desenvolvimento podem ser imprevisíveis, apesar de suas metas ambiciosas.