A SpaceX adiou, na madrugada de domingo (12), a sétima tentativa de lançamento da Starship, seu foguete mais potente, que está sendo desenvolvido para missões espaciais de longo alcance, incluindo viagens à Lua e a Marte. A empresa não revelou o motivo do adiamento, mas confirmou que a nova tentativa será realizada na quarta-feira (15), às 19h, horário de Brasília. A transmissão do evento será feita pelo X (antigo Twitter), plataforma de mídia social de propriedade de seu CEO.
O teste da Starship será uma etapa importante para a SpaceX, com o objetivo de realizar vários experimentos, incluindo a implantação de 10 simuladores Starlink, que simularão os satélites da próxima geração da empresa. Além disso, o voo também deverá testar um reacendimento do motor Raptor enquanto a nave estiver no espaço e executar tarefas de reentrada, com foco na captura e reutilização do sistema. A missão inclui ainda o lançamento e retorno do propulsor Super Heavy, que já teve um teste bem-sucedido em uma tentativa anterior, mas foi abortado na sexta-feira.
Com a missão programada para 2025, a SpaceX tem como meta tornar a Starship totalmente reutilizável e capaz de realizar missões de grande escala. O foguete, além de permitir lançamentos de satélites e transporte de cargas, é visto como uma peça fundamental para a ambiciosa visão da empresa de possibilitar viagens espaciais para seres humanos, incluindo missões à órbita terrestre, à Lua e até a Marte, conforme descrito em seus planos de longo prazo.