A S&P Global Ratings confirmou o rating de crédito soberano da Alemanha, mantendo as notas de longo e curto prazo em AAA/A-1+, com perspectiva estável. A agência de classificação de risco destaca que a perspectiva estável reflete a robustez dos pontos fortes externos e fiscais do país, uma economia diversificada e a eficácia institucional, que, segundo a análise, devem continuar a sustentar a qualidade de crédito da Alemanha.
A S&P Global acredita que esses fatores são suficientes para mitigar problemas de curto prazo, como a baixa produtividade e o envelhecimento da população, que poderiam afetar a performance econômica. No entanto, a agência também aponta que a Alemanha enfrenta desafios estruturais, como uma economia de crescimento lento, que poderiam resultar em pressão fiscal e em um aumento nos níveis de endividamento do país.
Caso o desempenho econômico da Alemanha se deteriore além das expectativas, a S&P Global considera possível uma revisão negativa do rating. A agência sugere que a continuidade de uma desaceleração econômica significativa poderia afetar a posição fiscal do país, levando a uma reavaliação das perspectivas econômicas de longo prazo.