A edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 vai oferecer 261.779 vagas para cursos de graduação em universidades públicas de todas as regiões do Brasil. As vagas são destinadas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e obtiveram nota acima de zero na redação. O processo seletivo será realizado com a divulgação dos resultados neste domingo, 26 de janeiro de 2025, e as matrículas devem ser feitas entre 27 e 31 de janeiro.
Quem não for aprovado no processo poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 31 de janeiro de 2025, e cada universidade divulgará seus próprios resultados. Não haverá segunda edição do Sisu em 2025, como ocorreu em anos anteriores. O cronograma será seguido rigorosamente, com o objetivo de selecionar candidatos para o primeiro e segundo semestres letivos de 2025, conforme a ordem de classificação nas vagas.
O Sisu de 2025 contará com vagas distribuídas entre 124 instituições de ensino superior em todo o país, com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste, que juntas concentram a maior parte das ofertas. Entre os estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Pernambuco se destacam pela quantidade de vagas, com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) liderando as ofertas. Além disso, os institutos federais também oferecem um número expressivo de vagas, como o Instituto Federal do Ceará (IFCE).