O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 divulgou, nesta segunda-feira (27), os resultados da primeira chamada para ingresso em universidades públicas. O processo seletivo usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos às vagas. Foram registrados 1.310.781 inscritos, com aproximadamente 255 mil selecionados nesta primeira etapa. As listas de aprovados estão disponíveis em planilhas Excel, que devem ser baixadas pelos candidatos.
O Sisu oferece 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O estado de Minas Gerais lidera com o maior número de vagas, totalizando 34.049 oportunidades. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições, enquanto os não aprovados podem manifestar interesse em participar da lista de espera.
O processo seletivo do Sisu é realizado em uma única etapa de inscrição, onde os candidatos escolhem as vagas de seu interesse, podendo optar por concorrer às de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas. As seleções são feitas automaticamente com base nas notas do Enem, e, após as chamadas regulares, as vagas não ocupadas são preenchidas com os candidatos da lista de espera.