Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, registrou nesta terça-feira (21) uma sensação térmica de 52,1°C, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Embora a sensação de calor tenha sido tão alta, a temperatura máxima medida na cidade foi de 35,8°C. A discrepância entre os dois valores ocorre porque a sensação térmica considera não apenas a temperatura do ar, mas também a umidade, fatores que influenciam diretamente a percepção de calor.
Esse índice é calculado por meio de uma estação meteorológica, que combina a temperatura do ar e da umidade para estimar o quanto o corpo humano sente de calor em determinado momento e local. Em ambientes com alta umidade, o suor da pele não evapora rapidamente, dificultando o resfriamento do corpo e aumentando a sensação de calor. O contrário acontece em dias mais frescos, quando o vento pode potencializar a sensação de frio.
Outras cidades da região também registraram altas sensações térmicas, como Paranaguá (45,9°C), Antonina (45,8°C) e Guaratuba (38,8°C). A sensação térmica varia de pessoa para pessoa, sendo influenciada por fatores como roupas, idade, condicionamento físico, metabolismo e hábitos alimentares. A fórmula usada para calcular essa sensação leva em conta médias populacionais, mas cada indivíduo pode experienciá-la de forma diferente.