O Senado Federal realizará, no sábado, 1° de fevereiro, a eleição do novo presidente da Casa e dos demais membros da Mesa Diretora para a 57ª Legislatura. A sessão preparatória começará às 10h para a escolha do presidente, seguida, às 11h, pela votação dos outros integrantes da Mesa. Os mandatos terão duração de dois anos, e a nova direção será responsável por coordenar os trabalhos legislativos e administrativos do Senado, além de representar a Casa perante os demais Poderes.
A Mesa Diretora do Senado, composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, tem funções definidas pela Constituição e pelo Regimento Interno da Casa. Sob a nova liderança, os trabalhos legislativos do Congresso Nacional terão início na segunda-feira, 3 de fevereiro, com uma sessão solene que contará com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Nessa ocasião, serão apresentadas mensagens dos presidentes da Câmara, do Senado, do Supremo Tribunal Federal e do Executivo.
Durante a abertura do ano legislativo, os líderes dos Três Poderes discutirão as prioridades para o país, abordando temas centrais e a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário. A sessão solene do Congresso está programada para as 15h e marcará oficialmente o início das atividades parlamentares, estabelecendo o tom das discussões e pautas prioritárias para o novo período legislativo.