A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, abordou nesta sexta-feira, 10, as novas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia, minimizando seus efeitos sobre os preços do petróleo e da gasolina. Durante coletiva de imprensa, Jean-Pierre destacou que a oferta global de petróleo deverá ser superior à demanda neste ano, o que deve pressionar os preços para baixo, com expectativa de queda nos valores dos combustíveis.
A porta-voz também comentou as sanções impostas ao setor de energia russo, que visam enfraquecer a capacidade do Kremlin de continuar a guerra na Ucrânia. Segundo Jean-Pierre, essas medidas fortalecem a posição do mercado de petróleo globalmente. A secretária ressaltou que as sanções têm como objetivo reprimir as ações da Rússia, promovendo uma estabilização no setor energético.
Além disso, Jean-Pierre informou que os Estados Unidos também impuseram sanções a aliados da Venezuela, após o início do terceiro mandato de Nicolás Maduro, considerado ilegítimo pelos EUA. As medidas refletem o descontentamento com o regime venezuelano e buscam pressionar o governo a mudar sua postura no cenário político internacional.