A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed) lançou dois editais para contratação temporária de professores e formação de cadastro de reserva. O primeiro edital oferece 1.018 vagas para docentes indígenas, incluindo professores bilíngues, multidisciplinares, cuidadores de alunos e outros cargos, com salários variando entre R$ 1.800,00 e R$ 4.577,36. O segundo edital é voltado para a formação de cadastro de reserva de professores não indígenas e outras funções, como instrutores em áreas técnicas e tradutores de libras. As inscrições estão abertas de 8 a 13 de janeiro de 2025, presencialmente ou online.
O processo seletivo será realizado por meio de avaliação de títulos e provas práticas e dissertativas. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site do Instituto de Educação de Roraima (IERR). O prazo de validade do seletivo se inicia na homologação e vai até 30 de dezembro de 2025. A seleção para professores indígenas busca suprir demandas específicas, com atenção à diversidade linguística e cultural, enquanto o cadastro de reserva atende às necessidades gerais da rede estadual de ensino.
A iniciativa visa fortalecer a educação no estado, garantindo profissionais qualificados tanto para escolas indígenas quanto para outras áreas, como administração, saúde, direito e cultura. A Secretaria de Educação projeta contratar entre 700 e 800 profissionais para suprir as demandas emergentes das escolas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em Roraima.